Aprenda como Aumentar o Tráfego do Blog Gratuitamente

A geração de tráfego é a alma do seu negócio online. Sem tráfego suficiente seu site e/ou blog nunca irão alcançar seu objetivo. E, embora existam inúmeras opções de pagamento para gerar tráfego, há também um enorme número de ferramentas e abordagens eficazes e gratuitos. Aqui estão alguns grandes geradores de tráfego:

Leia Mais: Como começar e ganhar dinheiro com um Negócio Online

♢  ♢  ♢

Marketing em Fóruns

Compartilhe a sua experiência com pessoas que fazem perguntas sobre o seu setor. Em troca, você receberá um fluxo constante de tráfego para o seu site. Você será o especialista, afinal.

Para ter certeza de obter o tráfego de todo o tempo gasto respondendo às perguntas, certifique-se de passar um tempo desenvolvendo a sua assinatura de marketing no fórum. A assinatura diz a outros membros do fórum quem você é e como ler mais sobre o seu negócio.

♢  ♢  ♢

Comentários do Blog

Muito parecido com o marketing do fórum, o comentário no blog difere apenas da plataforma utilizada. Em vez de estar em um fórum público, o comentário ocorre dentro de um blog individual.

O link funciona de forma muito simples. Em quase todas as plataformas de blog (WordPress, Blogger, etc.), no campo para responder o artigo há um campo para digitar sua URL (endereço do seu site). Se o seu comentário chamar a atenção de um leitor, eles clicarão no link e visitarão o seu site.

Para você achar blogs que possuam esse campo de inserir a URL, basta você usar o Footprint.

Tenha o cuidado de não publicar comentários de spam. Também é necessário ter cautela ao compartilhar links no próprio comentário. Muitos blogueiros não lidam bem com isso, pois se trata uma tentativa de desviar o tráfego para o seu site. A menos que o link que você publique responda diretamente a uma pergunta.

A outra vantagem dos comentários no blog, mesmo se você não receba muitos visitantes diretos, você irá receber uma pontuação da autoridade do site que você publicou para o seu site, o que chamamos de linkbuilding.

É importante: você analisar qual é a Página de Autoridade (P.A) e o Domínio de Autoridade (D.A) do site que estará postando o seu link. Para isso, você pode usar uma extensão no navegador chrome chamado Mozbar.

Se você postar comentários em diversos blogs, você verá um aumento significativo do tráfego.

Evite postar um mesmo link no mesmo site, caso faça vários comentários em vários artigos. Assim também evite postar um mesmo link em vários sites diferentes. E mais um detalhe, sempre tente postar o link com uma palavra-chave diferente.

Por exemplo, quando for postar um link, em um site você posta a URL em outro você coloca uma palavra-chave da sua marca, em outra uma outra palavra-chave, em outra um sinônimo e por aí vai.

Leia Mais: As melhores Plataformas Gratuitas de Blogs

♢  ♢  ♢

Tráfego nas Redes Sociais 

Uma das maiores maneiras para levar tráfego para o seu site / blog gratuitamente. Claro que existe e recomendo fazer anúncio pagos nas redes sociais, mas isso pode ser para uma outra hora.

Porém, como qualquer começo de projeto nunca é fácil de fazer as pessoas curtirem as suas páginas das redes sociais. Apenas com o tempo e postando conteúdo regularmente você consegue atrair novos seguidores. E destas redes sociais você leva essas pessoas para conhecerem e consumirem o conteúdo do seu blog.

Isso dependerá muito do seu público, porém, independentemente do seu público tenha o máximo de mídias sociais que você puder, principalmente, youtube, facebook, twitter e instagram.

Um bom começo para conquistar seguidores, é chamar os seus amigos para curtirem a sua página ou procurar grupos de compartilhamento de páginas, pois quando uma pessoa curte a sua página os amigos deles verão a sua página e se ela for chamativa com certeza eles também irão curtir.

Talvez se o seu mercado for B2B, dê preferência para o LinkedIn ou se o seu projeto possuir muitas imagens invista no Pinterest, enfim pesquise sobre o seu público.

Muitas empresas utilizam ferramentas de automação para alimentar links e postagens, pois para enviar para diversas mídias sociais isso levaria muito tempo. Existe diversos, mas o meu favorito é o Hootsuite.

Existe um plugin que faz postagens antigas no Twitter, isso o ajuda você a aumentar o tráfego em seu site.

Um dos meus favoritos é o Tweet Old Post. Ele leva as postagens do blog e twita o título e a URL da sua conta. Muitos blogs geram centenas, até mesmo milhares de novos clientes a cada mês, usando este simples plugin do WordPress.

♢  ♢  ♢

eBay 

O conceito de usar o eBay como plataforma de vendas é muito simples. Poste um produto (muitas vezes sem custo algum) para atrair a atenção e publicar a sua URL na descrição como fonte de “mais informações” sobre o produto ou assunto.

Por causa do tamanho e do tráfego do eBay, você alcançará milhares de novos clientes. Outras plataformas de vendas a considerar é CraigsList e Amazon.

♢  ♢  ♢

Marketing de Concursos

Uma das formas mais rápidas de gerar tráfego é fazer um concurso. É uma ótima maneira de gerar centenas de links de entrada, já que os blogueiros gostam de compartilhar concursos relevantes com seus leitores, sendo o único a dar a notícia.

Muitos proprietários de sites consideram mais eficaz dar um prêmio muito grande, em vez de vários outros menores.

Todo mundo gosta de sonhar com aquela grande viagem para a Europa, em vez de baixar músicas grátis. Grandes prêmios criam grandes resultados. Além de aumentar o tráfego, certifique-se de exigir algo dos visitantes para participarem.

Considere a possibilidade de solicitar uma simples assinatura do boletim informativo. Desta forma, você tem a sua informação de contato, no caso de ganhar(claro que você tem que ter esse contato), e também para mantê-los informados sobre novos conteúdos que postar.

E claro o principal, você ter o contato para desenvolver estratégias de automação de e-mail marketing e fazer as suas vendas, intercalando e-mails de conteúdos e de promoções (promover nesse sentido não significa dar desconto e sim “promover” o seu produto).

Muitas marcas grandes fazem isso, principalmente utilizando dadas comemorativas, porém, não precisa ser uma grande empresa para fazer esse tipo de concurso, existem diversas coisas que você pode utilizar, até mesmo fazer parceria com outras empresas, basta ter criatividade.

♢  ♢  ♢

Configuração do Projeto do Blog

A Otimização de seu Site (SEO) pode fazer uma grande diferença no tráfego ao longo do tempo. A interligação eficaz, por exemplo, ajudará o google a indexar o seu conteúdo e ajudará seus leitores a verem outros conteúdos relevantes que você possui.

Estas mudanças também irão melhorar a experiência do visitante e manter os leitores no seu site por mais tempo – fazendo diminuir a taxa de rejeição, um dos fatores que o google determina se o seu site é relevante ou não.

Por falar em Otimização de site (SEO), o google leva em consideração mais de 200 fatores para ranquear um site.

Alguns são comprovados.

Alguns são controversos.

Outros são apenas especulações.

Porém, se é relevante ou não precisamos estar sempre de olho nessas dicas.

Abaixo estão alguns que têm bastante peso, que você precisa estar bem atento:

  • Conteúdo original;
  •  SEO Onpage;
  • Linkbuilding;
  • Velocidade de carregamento de página do site;
  • Site responsivo;
  • Certificado SSL e HTTPS;
  • Diminuir a taxa de rejeição.

♢  ♢  ♢

Agregadores de Conteúdo

Obter seu site (e postagens) listados com um agregador de conteúdo pode enviar uma avalanche de tráfego. Podemos citar o Ocioso, Reddit e Uêba. Existem diversos agregadores de conteúdo e a sua grande maioria são todos gratuitos.

A vantagem de um agregador (um site que agrega ou coleta postagens de blogs) é que eles possuem uma grande audiência. Colocando links para o seu conteúdo nessas plataformas, você pode trazer muito tráfego para o seu site.

Embora isso seja ótimo quando você é aceito, em alguns deles pode ser difícil de ser aceito quando o site ainda é novo.

♢  ♢  ♢

Conteúdo de Distribuição

Isso é feito simplesmente através de um feed RSS. Isso não só torna mais fácil para os leitores seguirem o seu site, mas também os alertam imediatamente após a publicação de novos conteúdos.

É uma ótima maneira de trazer os leitores de volta para o seu site a cada vez que você publica um conteúdo novo. Uma ferramenta popular para gerenciar feeds RSS é o FeedBurner (do Google).

♢  ♢  ♢

Escreva um ótimo Conteúdo e Original

Não existe estratégia melhor para levar tráfego para o seu site do que escrever um ótimo conteúdo. Independentemente de se é posts em blogs, vídeo ou áudio (ou melhor, a combinação dos 3) você precisa constantemente produzir ótimos conteúdos.

Um ótimo conteúdo incentiva os visitantes a compartilhar as suas postagens – através de mídias sociais e links em seus sites e blogs. Esse compartilhamento social de seus leitores tem mais peso do que qualquer anúncio comprado que você possa ter.

Seria o boca a boca, porém nas mídias sociais.

♢  ♢  ♢

Guest Blogging

Este é muito popular. Mas, como deve ser feito isso?

Primeiro de tudo, um guest post só deve ser feito em um site popular (mais popular que o seu).

E deve ser o seu melhor material. Um post medíocre trará resultados medíocres. Publique uma peça atraente que agregue valor real ao site para o qual você esteja contribuindo. Isso ajudará você a ter outra oportunidade de postar.

Uma biografia bem escrita ajudará a motivar os leitores a clicarem no seu site. Além de publicar ótimas postagens, também é importante aceitar postagens de convidados.

Isso ajuda a ampliar sua base de conteúdo e tira um pouco da pressão da escrita em você. Certifique-se de publicar um conjunto claro de diretrizes para blog – isso ajudará a reduzir o número de postagens de baixa qualidade que receberá.

♢  ♢  ♢

Trackback e Pingbacks

WordPress (juntamente com muitas outras plataformas de blog) tem uma grande função chamada trackback e pingback.

E o que são os trackbacks e pingbacks?
Quando você menciona outro blog em seu site, o blog de quem mencionou (se você estiver em uma plataforma de suporte), você receberá uma notificação de que você foi mencionado.

A diferença de um e de outro é que os trackbacks o blog de quem foi citado a pessoa só libera um link de volta se for manual, uma forma ultrapassada de referenciar posts. O WordPress recomenda os pingbacks.

E os pingbacks é o contrário dos trackbacks, não há necessidade de inserção manual, tudo ocorrerá automaticamente.

Isso não só leva mais tráfego para o site, pois outras pessoas estarão lendo um artigo em outro blog e quando citarem o seu elas clicarão para conhecer-lhe, como também você recebe um link juice aumentando a sua estratégia de linkbuilding.

Só lembrando que o WordPress essas funções veem habilitados, porém podem ser desabilitados em “configurações / Discussão”.

♢  ♢  ♢

Distribuição de Vídeo

Criar vídeos leva tempo, mas vale muito a pena. Uma vez que você tenha criado o vídeo, não pare apenas no youtube. Distribua o seu conteúdo de vídeo com um serviço como o TubeMogul (Adobe).

TubeMogul, é uma plataforma da Adobe no qual você consegue compartilhar os seus vídeos em várias outras plataformas, podendo analisar e organizar qual tipo de vídeo e qual lugar traz mais retorno. Funciona perfeitamente e expõe sua mensagem e conteúdo para milhões de pessoas.

Caso não opte por pagar por este serviço, você deve colocar os seus vídeos manualmente em diversos outros canais como o Vímeo, DalyMotion, Facebook e outros.

♢  ♢  ♢

Marcação de Vídeo

Ao enviar seus vídeos, é importante que você dedique alguns minutos para encontrar as melhores tags para a sua postagem.

Uma ótima maneira é pesquisar postagens em vídeos semelhantes e populares. Você pode espelhar nos deles e, assim, aumentar as chances de aparecer como um vídeo relacionado com os deles.

Esta simples abordagem pode aumentar as visualizações de vídeo e o tráfego do site muitas vezes.

Estas são só algumas formas para levar tráfego para o seu site gratuitamente, claro que existem diversas outras.

Muitas vezes começamos um site com pouco ou com nenhum dinheiro para investir, por isso, recomendo que comece a construir um blog, alimentar as redes sociais e fazendo as outras estratégias gradativamente até que consiga algum retorno financeiro para investir em tráfego pago.

E você faz alguma dessa que nós citamos? Faz todas? Faz outras? Comente.

Leia: Tudo sobre Hospedagem
Hospedagem

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

|

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

|

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

|

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

|

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]

2018-07-18T03:25:15+00:00
Para a sua maior experiência, este site usa cookies em seus plugins. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente disso. Para mais informações acesse: Configurações Ok

Para Saber Mais

Política de Privacidade