Muitas pequenas empresas e empreendedores da Internet estão procurando uma maneira de começar a blogar, mas sem gastar muito dinheiro. Neste artigo, você vai aprender sobre as cinco melhores plataformas de blogs gratuitos.

Atenção: Há uma desvantagem na utilização de uma plataforma de blog gratuito. Você tem um controle muito limitado sobre o seu conteúdo e pode ser difícil de transferir ou exportar se decidir mudar de uma plataforma de blog para uma hospedagem própria. É importante decidir o que é mais importante: o preço ou a flexibilidade.

Em geral, se você está à procura de um lugar para expressar seus pensamentos e não tem intenção comercial, então, uma plataforma de blog gratuita pode ser ideal para você.

No entanto, se você tem e deve ter intenção de ganhar dinheiro por meio da internet, então você tem que ir com uma solução de blog paga.

Pois, em muitas plataformas de blog gratuitas limitam isso ou não são flexíveis o suficiente para suportar todas as ferramentas que você precisará para comercializar e vender online.

Existem diversas plataformas de blog. Enquanto que algumas são gratuitas, outras cobram uma pequena taxa mensal. E existem outras que você pode utilizar ela gratuita, mas possuem serviços premium, caso queira dar um up em seu negócio.

♢  ♢  ♢

Top 5 Plataformas de Blogs Grátis

logo-wordpress

1. WordPress

O WordPress, a plataforma de blogs mais popular do mundo, oferece uma plataforma gratuita e outra premium. Aprenda a diferença entre WordPress.org e WordPress.com.

Enquanto que o WordPress é gratuito em ambos os sites, você precisará comprar uma hospedagem na web se optar pelo WordPress.org. Para a versão gratuita, visite WordPress.com e abra sua conta.

WordPress.com oferece um amplo conjunto de temas grátis e a possibilidade de personalizar o seu site/blog.

Vantagens para a plataforma WordPress.com:

  •  Possibilidade de usar um domínio personalizado (mesmo se isso implica em uma taxa anual);
  • Toda a manutenção é cuidada para você: segurança, atualizações, filtros de spam e backup;
  • Um enorme conjunto de temas de blog grátis.

Como começar com o WordPress.com 

Visite WordPress.com e crie a sua conta gratuita. Você terá que pensar um pouco sobre o seu nome de domínio. Se você optar por usar a versão totalmente gratuita, a URL do site será: seudominio.wordpress.com. Esta é uma parte importante de sua marca e você deve dar muita importância a escolha de seu nome de domínio.

Mais uma vez, se você tem uma intenção comercial ou está procurando ganhar dinheiro com seu blog, você precisará escolher o WordPress.org.

Hoje em dia qualquer empresa de hospedagem possui em seu painel administrativo a opção de escolher a plataforma que queira usar, WordPress, Magento, etc.

♢  ♢  ♢logo-blogger

2. Blogger

O Blogger é uma plataforma de blogs gratuita do Google. E é extremamente popular. Milhões de blogs são executados nesta plataforma gratuitamente.

Vantagens para Blogar com Blogger.com:

  • Fácil de configurar;
  • Muitos modelos e designer gratuitos;
  • Não há necessidade de saber ou usar código personalizado.

Como começar com o Blogger

Visite Blogger.com e crie a sua conta gratuita. Se você já possui uma conta do Google (Gmail) basta entrar com ela.

Uma vez que você tenha criado a sua conta gratuita, você começara a trabalhar o design do seu blog e publicar as suas primeiras publicações e dentro de algumas horas, você possuirá um blog profissional.

O Blogger é mais adequado para blogs informativos e para pessoas que queiram uma plataforma para se manter em contato com amigos e familiares. As funções para se ter um comércio eletrônico são limitadas nesta plataforma, e não são uma solução adequada para qualquer tipo de atividade comercial.

♢  ♢  ♢

logo-tumblr

3. Tumblr

Blog no Tumblr é provavelmente uma das maneiras mais fáceis de começar a blogar. As opções são bastante limitadas para que você possa começar a blogar de imediato. Devido à forma em que a rede está configurada é na verdade uma mistura de Twitter e WordPress. Considerada uma plataforma de micro blog, no qual só pode escrever uma frase. Muitos blogs do Tumblr se concentram em compartilhar (reblogar) fotos sobre um tema específico.

Vantagens do Blogging em Tumblr.com:

  • Usar um domínio personalizado;
  • Blog diretamente do seu dispositivo móvel, desktop ou via e-mail;
  • Aproveitar o tráfego compartilhado de sua rede para mostrar o seu conteúdo para o enorme público deles.

Como começar com Tumblr.com

Visite Tumblr.com e crie sua conta gratuita. Clique em “Registrar-se” para iniciar o seu blog. Seria melhor passar algum tempo aprendendo como funciona o site. Em parte, é uma plataforma de blogs e, em outra, um site de rede social, ela é diferente de tudo que eu já vi.

Se você optar por usar o Tumblr para seu blog, eu recomendo que você use um site separado para as principais páginas de empresas, produtos, etc. Basicamente você terá seu próprio website para administrar a finalidade de negócio de sua presença na web e usar o blog do Tumblr como fonte de tráfego para seu site principal.

♢  ♢  ♢

logo-weebly

4. Weebly

O Weebly, possui mais de 40 milhões de usuários em sua plataforma, tornando-a em uma das gigantes no mercado. Você pode utilizá-la tanto como um blog quanto a um website ou e-commerce.

Você pode escolher utilizá-la gratuitamente ou pagar por um plano premium, caso queira dar um upgrade em seu negócio online.

Vantagens de utilizar o Weebly:

  • Facilidade na criação do seu blog, o famoso arraste e solte, não precisa ter conhecimento com nenhuma linha de código;
  • Possui inúmeros templates prontos totalmente otimizados para os mecanismos de buscas;
  • Caso não seja o único a mexer no blog, existe a possibilidade de atribuir a função com algumas restrições a outros editores.

Como começar a blogar com Weebly

Basta entrar no Weebly.com/br se registrar com um e-mail ou com uma conta das suas redes sociais do Facebook ou do Twitter. Em seguida, basta escolher um template, começar a trabalhar o design do blog e depois começar a escrever. É simples assim. Uma grande escolha para um blog bonito e funcional.

♢  ♢  ♢logo-medium

5. Medium.com

Medium.com é uma plataforma de blogs relativamente nova que está crescendo rapidamente em popularidade e audiência.

A plataforma Medium é muito minimalista com foco na qualidade do conteúdo e dos pontos de vista que estão sendo escritos.

Como começar com o Medium.com

Simplesmente vá para Medium.com e clique no botão Login / Register. Você pode criar uma conta usando as contas de mídias sociais existentes, incluindo Twitter, Facebook e Google.

Um bom recurso de se inscrever usando a sua conta existente do Facebook ou Twitter é que o Medium importará automaticamente os seus seguidores das suas redes sociais para o Medium.

Semelhante ao Tumblr, eu não recomendaria, necessariamente, o uso do Medium como um local principal para o negócio online, mas de considerá-lo como uma fonte de tráfego; blogar para alcançar uma nova audiência que, de outra forma, não conheceria sobre você – e levá-lo para o seu site.

♢  ♢  ♢

Outras opções gratuitas de plataforma de Blogs

Enquanto este artigo centrou-se nas mais recentes e mais populares plataformas de blog, há literalmente centenas, se não milhares de opções para escolher. Hoje em dia há pouca diferença entre um “website normal” e um blog, o que você pode não precisar de uma solução separada para um blog ou site.

Algumas outras opções que você quer ver incluem:

Estas são, sem dúvida, algumas opções comercialmente mais amigáveis se o seu objetivo é ganhar dinheiro online.

♢  ♢  ♢

Alternativas a uma plataforma de blog gratuita

Minha recomendação, quando se trata de blogs é o de obter a sua própria conta de hospedagem pago e instalar o WordPress em sua conta de hospedagem. Isso lhe dará total liberdade e flexibilidade para controlar o conteúdo e a intenção comercial da sua página web.

E você utiliza alguma citada neste artigo? Quer saber de outras? Deixe o seu comentário abaixo, que teremos o maior prazer em respondê-lo.

Leia: Tudo sobre Hospedagem
Hospedagem

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

|

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

|

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

|

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

|

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]