Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes.

Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. No entanto, muitos vendedores estão perdendo o barco para o uso de pop-ups no seu site.

Neste artigo, abordaremos os principais elementos de um website de alta conversão e como você pode gerar conversões emergentes com alguns ajustes simples.

♢  ♢  ♢

O que um visitante de um site deseja

Antes de entrarmos nas coisas divertidas, temos que olhar as coisas a partir da perspectiva do visitante do site. Eis uma pequena lista de coisas a considerar a partir do ponto de vista do visitante.

  • Eles esperam algo de valor;
  • Eles são atingidos com mensagens de Marketing e pop-ups diariamente;
  • São criaturas visuais;
  • Eles têm períodos curtos de atenção;
  • Eles são humanos.

Como podemos comercializá-los de uma forma única, valiosa e eficaz?

♢  ♢  ♢

O que você quer como vendedor?

Como vendedor, suas necessidades são diferentes das de um visitante de um website. Aqui há uma lista de coisas que eu aprecio como vendedor e eu acho que se você está lendo este artigo, você tem ou queira ter uma lista semelhante à minha.

  • Você quer um pop-up de alta conversão;
  • Você quer causar uma boa primeira impressão;
  • Você quer leads qualificado;
  • Você não quer prejudicar a experiência do seu site;
  • Você quer mais oportunidades para conversões.

LEIA TAMBÉM: 5 Negócios Online para começar sem ter dinheiro

♢  ♢  ♢

Elementos-chave de um site de alta conversão com pop-ups

E se eu lhe dissesse que você pode projetar seu site com pop-ups para atender às necessidades do seu visitante ao mesmo tempo cumprindo às suas necessidades de marketing?

Certamente é possível e não é nada difícil. Depois de considerar os pontos de vista do vendedor e do visitante, aqui estão os principais elementos de pop-ups do site de alta conversão. Esta é a última lista (possivelmente) que lhes apresentarei.

  • Branding (Marca) e Design;
  • Manchete acionável e relevante;
  • Destaque a sua oferta;
  • CTA (call-to-action – chamada para ação) bem clara;
  • 3 Campos de formulários ou menos.

1. Pop-up de Branding e Design

É de seu interesse investir algum tempo na criação de um pop-up que chame a atenção, represente a sua marca e corresponda ao design do seu site.

Eu poderia jogar fora o argumento óbvio de que “parece melhor”, mas há muito mais do que isso.

Como mencionado anteriormente, os consumidores veem pop-ups todos os dias e a grande maioria deles se parecem com algo assim.

pop-up-branding-e-design

Meu foco é utilizar pop-ups para converter os visitantes, e a verdade da questão é que estes são muito menos eficazes e estão condicionando as pessoas a ignorarem a mensagem de marketing, pois todos são exatamente iguais.

O design e o branding são a sua oportunidade de se destacar dos seus concorrentes e envolver o visitante com algo que realmente atrairá a atenção deles e fará com eles se convertam.

Um pop-up bem projetado se destacará pelo percentual convertido e não prejudicará a experiência do site ou a percepção da marca. Eis alguns exemplos que se destacam da grande maioria dos sites que utilizam pop-up.

pop-up-destaque-1

E-mail simples e distinto aparece no Greetabl

pop-up-destaque-2

Pop-up do site Momentum Mag

2. Manchetes acionáveis e relevantes

Manchetes-acionáveis-e-relevantes

“Assine a nossa newsletter” já não funciona mais. Esta é uma declaração que implica um benefício para você, para a sua empresa, e absolutamente nenhum benefício para o visitante.

Não estou criticando os boletins informativos porque sei que eles podem agregar valor para os assinantes, mas é necessário criar um título que indique claramente o valor que o assinante receberá.

É um desconto? Um e-book? Se você não tiver um incentivo extra, deixe que seus visitantes saibam por que sua newsletter é valiosa. Escreva algo que realmente chame atenção.

3. Destaque a sua oferta

Esta é uma extensão do seu título. O título deve atrair a atenção e mostrar valor enquanto que texto da descrição (no qual chamamos de copywriter) convence o visitante a realizar as ações. Aqui está um ótimo exemplo do site Evo.

pop-up-do-site-EVO

Lembre-se de que estamos lidando períodos curtos de atenção, portanto, seja claro e conciso ao descrever sua oferta.

Esta copy (copywriter) deve informar aos visitantes que valor eles receberão, quais ações devem tomar para receber o benefício (opção de assinatura por e-mail, acompanhamento social, etc.), e quando receberão o benefício (boletim informativo mensal, código de cupom instantâneo, e-mail contendo e-book para download, etc.)

4. CTA (call-to-action) bem clara

CTA-call-to-action

A consistência da mensagem de marketing é a chave para um pop-up de alta conversão. Isso se aplica ao botão call-to-action (CTA). Mais uma vez, não seja genérico e não use um CTA rotulada como “enviar”.

Seja claro, estimule a ação e mostre alguma personalidade, se possível. Um exemplo de CTA pode ser “Receba o meu E-book gratuito”. Indica claramente o que acontece quando um visitante preencha o formulário e pressione o botão.

Aqui há uma lista de palavras para usar em pop-ups e CTAs.

  • Teste o produto de graça por x dias;
  • Eu quero ter este resultado agora;
  • Assine grátis para testar;
  • Tenha o [produto ou desconto] só hoje (ativando o gatinho da escassez);
  • Ganhe grátis o seu [produto ou desconto];
  • Assine Agora;
  • Confira Agora;
  • Fale com a gente;
  • Eu quero este bônus grátis agora.

5. Três campos no formulário ou menos

Queremos eliminar as barreiras que impedem que os visitantes realmente convertam em um pop-up.

Uma das principais barreiras é o número de campos de formulário. Se você apresenta um pop-up a um visitante pela primeira vez, o objetivo é obter uma conversão. Por este motivo, basta solicitar um e-mail. A captura de e-mail oferece o maior benefício para o seu negócio e deve ser o seu objetivo principal quando utilizar janelas pop-up.

Se você necessita de mais informações, não exceda os três campos.

Mais do que isso parecerá muito trabalhoso para os olhos dos visitantes. Isso reduz a sua chance de converter esse visitante.

Além disso, certifique-se de que a informação que está solicitando é relevante para o seu visitante e marketing. Por exemplo, se você vende sapatos masculino e feminino, peça para o visitante se identificar para que você possa enviar e-mails de marketing mais relevantes.

♢  ♢  ♢

Uma nota sobre Mobile Pop-Ups

O tráfego móvel é diferente e, portanto, deve ser tratada de forma diferente. Isso muda a maneira como você cria e escreve textos para pop-ups móveis.

Algumas coisas a considerar: usar menos texto, tamanhos de fonte maiores e mostrar claramente a sua oferta.

Além disso, o Google atualizou recentemente suas políticas de janelas pop-up para celular.

Em resumo, o Google não quer que você apresente um pop-up imediatamente aos visitantes após eles clicarem em um resultado de pesquisa do Google. De resto você está livre para utilizar pop-up tranquilamente.

LEIA TAMBÉM: Aprenda como aumentar o tráfego do blog gratuitamente

♢  ♢  ♢

Tipos de Pop-ups

1. Pop-ups de cliques

Os pop-ups de clique funcionam quando um visitante de seu website ou de uma landing page clica em um link, imagem ou alguma palavra designada.

Ele é o único pop-up que ocorre por causa de uma ação. Por esta razão, eles são os menos intrusivos de todos os pop-ups.

É assim que usamos o clique nos Pop-Ups (e como deveria fazê-lo também):

  • Coloque um banner na parte inferior dos artigos do blog promovendo um e-book completo sobre o mesmo tema que o artigo.
  • Faça um banner atraente e o título do conteúdo claro e óbvio.
  • Inclua uma breve sinopse (frase) ilustrando o valor do e-book.
  • Conecte o código do botão “pop-up de clique” à imagem do banner para que o pop-up apareça quando a imagem for clicada.

 

Por que isso é melhor do que enviar o tráfego para uma página de destino da geração de leads?

Bom, você terá que testá-lo você mesmo, mas nossos testes A/B estão mostrando que temos uma taxa de conversão mais alta em um pop-up de e-book do que em nossas páginas de destino de e-books.

A Incorporação do “pop-up de clique” pula a etapa de abrir outra guia (e depois carregá-la). Isto significa que o tráfego do nosso blog tem acesso ao conteúdo que eles querem mais rapidamente.

Acelerar o processo também incentiva o nosso visitante a tomar uma decisão.

Pense nisso. A maioria dos leitores de blogs que clicam em um banner que oferece um guia completo querem esse guia completo. As razões de não converter esses visitantes através da landing page são inúmeras (Carregamento da página muito lenta, algo aconteceu ao redor delas no mundo real, algo distraiu em outra aba, etc.).

Se nós aceleramos um pouco o processo, temos uma maior chance desses leads não se dispersarem e aumentarmos a nossa taxa de conversão.

Será que isso faz sentido para você?

2. Pop-ups Programados

Os pop-ups programados funcionam ao aparecer em uma página ou site depois que um visitante tem estado lá durante um certo período de tempo.

Alguns provedores permitem que você possa configurá-lo por alguns segundos (por exemplo, 10 segundos, 30 segundos e 60 segundos). Outros permitem que você teste o horário que melhor funciona para você, permitindo ver se 26 segundos funcionam melhor do 47 ou 183.

Tem que tomar muito cuidado ao utilizar os pop-ups programados e vou te dizer o porquê. Se você quiser usá-los, sugiro que experimente o seu pop-up com muito cuidado. No início, evite mostrar depois dos 30 segundos nas páginas do blog e não exceda os 60 segundos nas páginas do produto.

pop-ups-temporizador

O tempo é um grande problema, já que você não quer atrapalhar o seu visitante com um pop-up na sua página muito cedo, mas também não quer configurar a janela do pop-up para que apareça só depois que o visitante tenha saído.

Verifique o seu Google Analytics para ver o tempo médio que o visitante gasta na página que deseja colocar um pop-up programado e configure-o durante 10-20 segundos antes dessa métrica colhida do Analytics.

3. Pop-up com contagem regressiva

Pop-up-de-contagem-regressiva

Criar urgência durante uma visita ao site é uma ótima maneira de conduzir uma ação.

Uma maneira fácil de fazer isso é usar um temporizador de contagem regressiva dentro da janela pop-up. Este cronômetro pode ser o tempo que resta para envolver com a oferta.

Também pode ser usado para informar aos compradores quanto tempo resta durante uma venda atual e diversos outros fatores.

4. Pop-ups de rolagem da Página

Rolagem de Pop-Up é o motivo de eu não usar o pop-up programado (embora, faça os testes por si mesmo antes de tomar a minha palavra!).

A razão para isto é que implemento pop-ups principalmente em artigos de blog. Eu preciso saber se o meu tráfego está realmente engajado com o meu conteúdo antes de promover uma estratégia de geração de leads.

E é aí que o “Scroll Pop-Up” funciona perfeitamente. Aparecem quando um leitor (ou visitante da página de destino) percorre uma porcentagem da sua página ou artigo.

Isto significa que quando configuro um Pop-Up de Rolagem para que apareça depois de ter deslizado 70% de uma página (a quantidade que achei mais sucesso), posso estar razoavelmente seguro de que meu visitante está realmente interessado no que está vendo.

Se eu instalar uma janela “pop-up programada” posso subestimar ou superestimar a velocidade de um leitor ou o interesse dos visitantes.

Abaixo mostro uma foto de como eu defino esta estratégia. A grande maioria dos programas de pop-up possuem este recurso.

Configuração-pop-up-de-rolagem

Você notará que eu configurei o Pop-Up de Rolagem para que seja exibido em uma página do meu blog. Eu preencherei o pop-up com uma promoção de e-book (para direcionar assinantes de e-mail) e colocarei apenas em páginas relevantes para o conteúdo do e-book.

Configurei para aparecer em 70% da página do meu blog, o que significa que o leitor está bem engajado no artigo, mas não tenha terminado de ler. Isto significa que, se não quiserem o e-book que estou promovendo, provavelmente permanecerão na página para terminar o conteúdo.

Também programei para aparecer 3 vezes por semana para um visitante único, uma quantidade que eu testei bastante e achei que foi o que mais funcionou para os nossos leitores. Aconselho que faça o mesmo antes de prosseguir.

5. Pop-ups de entrada

As pop-ups de entrada são uns dos mais subestimados (talvez por serem um dos mais perigosos) disponíveis para aqueles que fazem marketing online como nós.

Aparecem assim que uma “landing page” ou site são carregados, essencialmente impedindo que o visitante veja a página que deseja ver até se envolver com ela.

Isto significa que os pop-ups de entrada aparecem antes que alguém tenha visto a imagem em sua página, já tenha lido o que você faz ou tenha do engajado de alguma forma.

Parece estranho, não é?

O problema é que os pop-ups de entrada podem são incríveis, se você os usar corretamente.

Aqui estão algumas dicas do você pode fazer:

  • Organize um concurso exclusivo ou uma promoção online (por exemplo, 50% de desconto na assinatura do primeiro mês da sua ferramenta).
  • Quando o visitante do seu site chega à sua página principal e viaja através de suas ferramentas, direcione-as para a sua página de preços (como você faria normalmente).
  • Em vez de permitir que os visitantes do seu site vejam sua página de preços normais, implemente um pop-up de entrada que aparece logo que chegam à página.
  • Deixe que o seu Pop-Up de entrada com os seguintes dizeres: “Oferta por Tempo Limitado! Obtenha 50% de desconto na sua assinatura do primeiro mês desta incrível ferramenta. A promoção termina hoje à meia-noite”. Com um botão “clique aqui para obter o seu desconto” … texto claro e brilhando na inferior.

Pop-up-de-entrada

Agora eu tenho que dizer que isso soa como uma venda, e aqueles de vocês que são empresários e administradores mais conservadores podem ser um pouco céticos quando a essa tática.

6. Pop-ups de Saída

O tipo mais comum de pop-up, são os de saída, eles usam software de “rastreamento de saída” para calcular quando um visitante de sua página de destino ou blog está planejando a rejeição.

Os pop-ups de saída utilizam o rastreamento do mouse para medir a direção e a velocidade do cursor, medindo (com uma precisão impressionante) quando o visitante está prestes a fechar a aba, abrir outra aba ou pressionar o botão “voltar” no navegador.

E isso os interrompe.

Um pop-up de saída aparece exatamente quando seu visitante está prestes a sair, encorajando-o a converter (talvez) com um e-book ou uma oferta desconhecida.

Tenha em mente que, quando os leitores do seu blog estão absorvendo seu valioso conteúdo, eles estão focados exclusivamente a essa tarefa. Não estão, por exemplo, olhando para o resto de sua página, verificando se há links para seus e-books, outros artigos ou uma demonstração do produto. Eles estão apenas lendo, não comprando.

Isso não significa que eles não queiram ou não estejam interessados em se inscrever para receber as suas dicas, truques ou ofertas exclusivas. Significa simplesmente que eles estavam focados em outra coisa quando você estava dando a eles a opção de consumir o seu conteúdo.

Os pop-ups de saída garantem que estão prestando atenção.

Pop-up-de-saida

Aqui estão algumas dicas do você pode fazer:

  • Coloque o seu Pop-Up de saída nas páginas de destino do produto e nas páginas de geração de leads, assim como no seu blog.
  • Tenha pop-ups diferentes para cada página: ofereça uma demonstração gratuita para as páginas de seus produtos.
  • Certifique-se de não enviar spam para seus leitores ou visitantes com uma janela pop-up de saída cada vez que visitar o seu site. Teste suas janelas de pop-up, com um máximo de três vezes por semana.
  • Certifique-se de não enviar mensagens de spam aos clientes existentes ou entrar em contato com suas janelas pop-up, já que nada faz com que eles desapareçam mais rápido.

7. Pop-ups de 2 etapas

pop-up-de-2-etapas

Os pop-ups de 2 etapas usam micro-compromissos para orientar os visitantes para a conversão.

Os micro-compromissos são pequenas ações que você solicita que os visitantes realizem até uma etapa de conversão maior. Neste caso, a fase mais alta de conversão seria um e-mail ou uma compra.

Basta fazer uma pergunta como “você quer um desconto? Em seguida, forneça duas chamadas à ação: uma que tenha a resposta “sim” e outra que seja uma resposta “não”.

Isto oferece aos visitantes a possibilidade de tomar uma decisão. Quando um indivíduo escolhe a resposta afirmativa, é psicologicamente inclinado a se comportar de uma maneira consistente com o compromisso do “sim”.

Não é uma coisa certa, mas é muito mais provável que o visitante permaneça no mesmo caminho e se converta.

A psicologia do consumidor é simples, peça a alguém para dizer “sim” a uma pergunta óbvia, como, “Você gosta de coisas grátis?”. E é bem provável que ele diga sim – quem não gosta de coisas grátis – então você faz a chamada de ação, por exemplo: Inscreva-se hoje para obter um cachecol grátis na compra do x produto.

8. Pop-up com texto incomum/atrevido

Usar um pouco de negatividade pode ajudar nas taxas de conversão.

Tente utilizar um texto inteligente de exclusão voluntária para dar a seus clientes o medo de perder algo de valor.

Aqui estão duas variantes da mesma janela pop-up. Um tem um botão de fechar básico e o outro tem um botão de fechar com algum texto atrevido. A versão com o texto atrevido superou a outra em um 15,51% em e-mails opt-in e em 217% em vendas.

pop-up-texto-incomum

9. Pop-up em tela cheia

pop-ups-de-tela-cheia

Se o seu objetivo é atrair toda a atenção para a sua pop-up, uma janela pop-up em tela completa pode ser sua melhor aposta.

Esta tática de conversão pode ser muito eficaz, especialmente se for implantado no momento certo.

Considere a possibilidade de usar uma captura de tela completa com pop-ups de saída e e pop-ups de abandono de carrinho para garantir que sua mensagem não seja esquecida.

O ponto crucial de todo este exercício é que você precisa testar os seus pop-ups. Poucos fornecedores permitem que você teste A/B instantaneamente os pop-ups em seu site, por isso, procure o melhor para você.

E todos esses dados captados dos pop-ups serão enviados para o seu programa de automação de e-mail marketing, para que você comece a nutrir e qualificar os leads e conseguir ter vendas recorrentes.

LEIA TAMBÉM: Jivochat – Saiba a importância do chat online

♢  ♢  ♢

Conclusão

Esperamos que isso lhe proporcione uma sólida compreensão dos pop-ups do site e de como você pode adicioná-lo à sua página.

Sim, os pop-ups podem ser uma parte irritante do marketing online, e se não funcionassem tão bem, ninguém investiria tanto tempo, dinheiro e energia criando ferramentas que facilitasse sua integração à sua estratégia de marketing.

E isso pode aumentar drasticamente as taxas de conversão e o processo de design pode realmente ser bastante divertido.

Então vai lá e faça os seus testes.

Leia: Tudo sobre Hospedagem
Hospedagem

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]

2018-07-25T16:40:13+00:00
Para a sua maior experiência, este site usa cookies em seus plugins. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente disso. Para mais informações acesse: Configurações Ok

Para Saber Mais

Política de Privacidade