O nicho perfeito pode estar bem debaixo do seu nariz e você nem sabe

Assim que você decidiu começar um negócio online. Este é um grande primeiro passo para a liberdade financeira. Como um empresário da Internet, você pode fugir do trabalho desagradável da corrida de ratos e fazer o seu próprio destino, proporcionando um alto nível de renda, mas desfrutando de horários de trabalho flexíveis e um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Um dos primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso na Internet com um negócio online eficaz é escolher um nicho. Essencialmente, um nicho é o setor em que você estará e os tipos de produtos que venderá, especialize-se neste nicho.

Por exemplo, Geronimo Theml está no nicho do desenvolvimento pessoal (coaching). O nicho do Bruno Oliveira é o e-commerce. Érico Rocha está no nicho do Marketing Digital. Há milhares e milhares de nichos lá fora.

Há pessoas que ajudam os seus clientes a eliminar suas dívidas pessoais e a adotar melhores hábitos financeiros. A perda de peso é um nicho enorme. Você também tem: a jardinagem … suplementos … como tirar o máximo de proveito de suas férias na Disney … aprender a tocar piano … e assim vai, a lista é interminável.

O segredo é você se concentrar em um mercado específico, em vez de se dispersar demais ao tentar operar em vários nichos de mercado.

Não se esqueça do sub nicho, ou seja, é você escolher um nicho por exemplo, uma loja de informática, porém, é um setor muito amplo, o que você pode fazer é “nichar” esse mercado e se aprofundar em um determinado produto como possuir uma loja que venda apenas cartuchos de impressoras da HP, com isso o tornará um “expert” no assunto.

Nem todos os nichos por aí são lucrativos. Mas neste artigo você aprenderá a combinar uma de suas paixões ou interesses na vida com uma empresa de Internet que você ganhe dinheiro. Desta forma, o trabalho não parecerá trabalho e sim um hobby.

Por que você deve escolher um nicho online

Escolher um nicho tem muitas vantagens. Focar-se em uma área que lhe permite concentrar seus esforços em uma única direção. Você sabe o que querem os clientes potenciais, do seu público-alvo específico … como aproximar-se deles com o seu marketing de abordagem para que eles sejam mais propensos a comprar.

Ao mesmo tempo, constrói o status de especialista, o que acelera o processo de seus potenciais clientes conhecerem, gostarem e confiarem em você. Isso é essencial para transformar leads em clientes pagantes e recorrentes.

Um erro comum entre os empreendedores iniciantes online é crer que um site que oferece uma ampla variedade de produtos, algo como Amazon.com é o caminho a seguir. À primeira vista, faz sentido. Se você tem produtos e serviços que, pelo menos, alguém no mercado está disposto a comprar … não pode cometer erros, certo?

Errado.

Primeiro, você não tem o orçamento inicial que a Amazon possui. Em seguida, se você tem 100 tipos diferentes de produtos em seu site, como anunciará? Você não será capaz de ter tempo e e/ou dinheiro necessário para publicar anúncios, criar campanhas de marketing por e-mail, otimizar as páginas da web para SEO, e muitos outros aspectos para a criação de campanhas online.

Em segundo lugar, você simplesmente ficará sobrecarregado, tentando fazer um acompanhamento de tantos aspectos do seu negócio – você é uma operação de uma única pessoa.

Finalmente, concentrar-se em um único nicho, você poderá continuar a vender diferentes produtos e serviços para os mesmos clientes ao longo do tempo, aumentando a quantidade de dinheiro de cada novo cliente. Em vez de procurar constantemente novos clientes, você foca e gasta mais tempo vendendo novos produtos para os clientes existentes, o que torna muito mais fácil de fazer.

A grande notícia é que, ao focar em um nicho, os custos iniciais são menores e seu caminho para o sucesso será muito mais rápido. Além disso, o risco é menor. E se o seu nicho não funcionar, você pode facilmente mudar para um outro.

Você começa pequeno e, depois de ter uma estratégia de Marketing consolidada, você vende cada vez mais os seus produtos do nicho escolhido. Em seguida, adicionamos outros produtos similares. E isso significa mais vendas. Se você quiser construir o seu negócio ainda mais, você pode entrar em outros nichos … e começar o processo novamente.

Como escolher o seu nicho – Pesquisa, Pesquisa, Pesquisa

Agora que você entendeu por que é importante escolher um nicho, vamos ver como descobrir qual nicho é ideal para você com base em seus interesses e da demanda do mercado.

  1. O primeiro passo é fazer uma lista de possíveis ideias para o seu negócio. Enlouqueça aqui. Não analise e nem pense demais nisso ainda. (Por sinal, recomendo sempre levar um bloco de notas com você para anotar ideias – nunca se sabe quando chegará a inspiração. A função de mensagem de voz em seu smartphone também é útil para este propósito.)

Aqui estão as perguntas que deve ser feita à medida que atravessa este processo de Brainstorming.

  • Quais são os nichos de que você é cliente?
  • Quais são suas maiores paixões e interesses na vida?
  • Quais são seus hobbys?
  • Se você pudesse ter um negócio dos sonhos, qual seria?
  • Você tem alguma experiência de trabalho anterior que pode se transformar em um negócio?

Escreve tudo o que te vier à mente. Em um próximo momento iremos reduzir a lista.

  1. Agora, você vai escolher seus cinco principais nichos. Concentre-se nas ideias que mais você gosta para tornar se um negócio. Lembre-se que você vai colocar seu coração e sua alma nesta nova aventura para que você possa escolher um tema que te fascine. Se você não gosta do assunto … não estará motivado para trabalhar duro para que seja um sucesso.
  2. Uma vez que tenha os cinco primeiros, é hora de olhar de perto e determinar se há potencial de ganho. A maior parte de sua pesquisa pode ser feita online. Uma vez que encontre um nicho de mercado que o apaixone e que tenha um potencial de lucro, você estará pronto para seguir em frente e começar a ganhar dinheiro na Internet.

Limite o nicho a #1 

Para cada tema de nicho, siga os passos indicados a seguir. E para ajudar a ilustrar estes passos, vou percorrer o processo utilizando o nicho de ioga, como exemplo.

  1. Procura no Google palavras-chave relacionadas com o seu nicho. Procure o tópico amplo, assim como os aspectos mais específicos para esse nicho.

No nosso exemplo de ioga, você pode pesquisar “ioga”, mas também “vídeo ioga”, “calças de ioga” e “curso de ioga”. Você está procurando uma página com resultados de busca que tenha muitos acessos. Sites dedicados ao tema, artigos escritos sobre o tema, blogs … e, é claro, outras empresas online desse nicho.

A concorrência é algo bom – significa que há um mercado interessado e pronto para comprar. Se não encontrar muitos resultados para o seu tema, provavelmente não há muito potencial de clientes online.

Além de analisar sites e blogs dos concorrentes, observa o número de buscas pela palavra-chave tanto como ampla como também pela palavra exata. Por exemplo, você vende um curso de ioga, então você digita no google curso de ioga e observa o volume de buscas ampla e depois você coloca “curso de ioga” (com aspas, você procura sites e blogs que possuem a palavra exata que você procura.  Já sem aspas o google nos mostra resultados que contém essas palavras que estamos procurando), e observa o volume de buscas.

Nesta palavra curso de ioga, terão muitas buscas tanto com a palavra-chave ampla quanto mais específica, mas existirá nichos com buscas baixíssimas, porém, as vezes essas pessoas que buscam por esse produto específico sejam mais vantajosas e mais fácil de vender e ranquear no google, do que nichos que possuem milhões de procuras por este produto que você está vendendo ou querendo vender.

Por isso, pesquise e analise muito bem essas possibilidades.

Resultado Amplo
ioga 1

Resultado Específico da Palavra-chave
ioga 2

  1. Busca por palavra-chave. Existem vários serviços por aí como o Answer the Public, keyword Tool, Ubersuggest, etc. Mas eu gosto de ir na fonte e usar o planejador de palavras-chave do Google AdWords ( Em breve chamará Google Ads). É gratuito, basta ter uma conta no Gmail e se cadastrar no google AdWords, caso ainda não o tenha feito. Lá você procura por essas mesmas palavras-chaves. Se você vir resultados com mais de 10.000 buscas por mês para a sua palavra-chave “principal” e 50.000 para suas outras palavras-chaves relacionadas, geralmente é um bom indicador de um nicho de negócio online vencedor.

O “Google Ads” é também uma ótima maneira de anunciar (pago) a sua campanha e fazer crescer o seu negócio, principalmente para começar a anunciar o seu produto e criar uma lista de e-mail para trabalhar com a automação de e-mail marketing.
Assim como o Facebook Ads.

Dica: Recomendo que utilize o Google Ads para descobrir palavras-chaves para que você possa escrever artigos relacionado ao seu nicho. Nesse caso não se limite a quantidade de buscas como no caso que utilizamos para achar um nicho rentável. Muitas vezes você vai achar palavras-chaves que aparecerão “zero” buscas, mas quando você procura no google aparece diversas buscas por essa palavra. E muitas vezes, bem mais rentável do que focar em uma palavra que tenha muitas buscas.

  1. Confira a Amazon e o Mercado livre. Estes gigantes do varejo online é uma grande ferramenta de busca, também. (Só resiste ao desejo de comprar algo, enquanto explora o site! ?). Lá você irá encontrar essas mesmas palavras-chaves, bem como outras relacionadas com o seu nicho.

Quando olhei para os termos relacionados com o ioga, houve muitos resultados – milhares de produtos de ioga, desde de DVDs instrucionais para esteiras até a roupas de ioga. É outro grande indicador de que um negócio do ioga trabalha bem. A Amazon e o Mercado Livre é também um ótimo lugar para ganhar dinheiro vendendo seus próprios produtos.

Conheça a página de tendências do Mercado Livre.

Outra forma mais tradicional de fazer isso é ir a uma livraria local. Se há muitas publicações que falem sobre o seu nicho, então provavelmente há um potencial de lucro nesse mercado.

  1. Por último, vá para sites de marketing de afiliados como Hotmart, Monetizze ou Eduzz. Estes sites específicos são especializados em produtos de informações como e-books e cursos online. Mas existem muitos outros sites afiliados por aí. Faça uma busca de seu nicho. Se há muitos produtos disponíveis, isso significa que o mercado está pronto.
  2. Procure no Google Trends, tendências e gráficos de como o seu nicho está se comportando no mercado. Um produto do Google que você consegue pesquisar por data, produtos, palavras-chaves, concorrentes e compará-los através de gráficos. Também há possibilidade de ver quais conteúdos são mais buscados pela palavra que você está procurando.

A partir de agora, você já sabe como ter ideias para vender os seus primeiros produtos em seu negócio online. Como afiliado, você promoverá os produtos e receberá uma comissão por cada venda. É uma ótima maneira de começar o seu negócio na Internet, porque você não precisa tomar o seu tempo para criar seus próprios produtos, apenas fará a divulgação.

Mais uma vez, pode parecer contraintuitivo começar um negócio em um nicho que tem muita concorrência. Mas ter tantas outras empresas significa que há um grande mercado de clientes dispostos a comprar produtos nesse nicho.

Escolhendo o seu nicho online – Próximos passos

Escolher um nicho pode exigir muito esforço. Mas vale a pena, pois você terá uma base bem consolidada para um ter negócio online bem-sucedido e rentável. Agora, o verdadeiro trabalho começa. É hora de lançar esse negócio, classificando seus produtos e iniciando as suas campanhas de marketing. Ter um nicho claro faz com que este processo seja muito mais fácil e muito mais rentável.

Uma vez que tenha escolhido um nicho de mercado e tenha os seus próprios produtos ou produtos de afiliados para vender, você vai querer começar a construir a sua audiência e ganhar dinheiro com o seu novo nicho de mercado.

Leia: Tudo sobre Hospedagem
Hospedagem

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]