Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente?

Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida como um foco de inovação e de empresas de alto valor.

Mas você já teve tempo para pensar por que exatamente esta região da Califórnia, em particular, se tornou tão bem sucedida como um lugar para começar e crescer um negócio?

Há várias razões e algumas não são tão intuitivas quanto você pode imaginar. Vamos dar uma olhada em alguns dos mais impactantes.

♢  ♢  ♢

Os Segredos do Sucesso do Vale do Silício

Vale do Silicio - Startups

O Vale do Silício é um terreno fértil para startups. Há tantas oportunidades e dinheiro circulando na área que os empreendedores com as habilidades, talentos e conexões corretas imaginam que é apenas uma questão de tempo até que eles fiquem ricos com a ideia de negócio certa.

Em essência, o Vale do Silício é o equivalente moderno da Corrida do Ouro da Califórnia do século 19 – só que este não parece estar secando tão cedo.

Graças a esses seis fatores, o Vale do Silício é um lugar incrivelmente estável para lançar uma startup de tecnologia ou qualquer tipo de negócio.

1) Convergência da Academia, do Setor Privado e do Governo

O Vale do Silício é único porque é um ponto de junção para a academia, o setor privado e o governo dos EUA. Esses três setores importantes convergem juntos para criar um ambiente diferente de qualquer outro no mundo.

Com a Universidade de Stanford e Berkeley no epicentro do vale, há um fluxo constante de novos empreendedores e mentes de tecnologia talentosas sendo aproveitadas a cada ano.

“O resultado é um fluxo constante de engenheiros, empresários, profissionais de marketing, pesquisadores bem treinados; uma vibrante comunidade de capital de risco; um apetite pelo mercado de ações altamente disponível para as flutuações de ações; e pessoas com experiência em negócios, incluindo como e por que as falhas nos negócios acontecem ”, diz Vint Cerf, principal evangelista de internet do Google .

Quando você considera todos esses fatores – e então os combina com o fato de que o lançamento de um negócio é relativamente fácil sob a lei da Califórnia, incluindo o fato de que os acordos de não concorrência são nulos no estado – é fácil entender por que as empresas começam e prosperam no Vale do Silício.

2) Alta Densidade de Investidores Ricos e Instituições Financeiras

A quantidade de riqueza pessoal e institucional no Vale do Silício torna o local perfeito para o crescimento dos negócios.

Existem milhares de investidores ricos na área que se organizam como investidores-anjos e capitalistas de risco, procurando colocar seu dinheiro para trabalhar em vez de pagar pesados ​​impostos sobre os rendimentos ao governo dos EUA a cada ano.

Como resultado, eles estão dispostos a investir fundos em uma variedade de negócios diferentes, com a esperança de que um punhado retornará altos dividendos nos próximos anos.

Embora haja incontáveis ​​falhas de startups no Vale do Silício, o grande volume de novos negócios significa que sempre haverá histórias de sucesso. 

São essas histórias de sucesso que os investidores vão perseguir – mesmo que isso signifique eliminar nove vezes em dez, o que é habitualmente aceito como regra geral no investimento inicial.

Do ponto de vista de uma startup, esse acesso a investidores significa que há uma chance maior de que eles possam encontrar suporte financeiro.

Mesmo que uma startup seja rejeitada por dezenas de investidores em potencial, há centenas esperando para ouvir. Isso significa que os empreendedores podem apresentar suas ideias sem sentir que cada reunião é uma situação do tipo “faça ou morra”.

Além disso, a maioria dos investidores em startups e firmas de capital de risco fornece uma quantidade imensa de suporte, orientação e conexões acima de qualquer um, além de apenas um investimento financeiro para as empresas do portfólio. Assim, alinhar-se com o investidor certo torna-se uma decisão fundamental à medida que você procura opções de financiamento.

3) Acesso a Comodidades

A terceira razão por trás do sucesso do Vale do Silício em startups é o acesso incrível a comodidades comerciais atraentes na área.

O Vale do Silício e a vizinha São Francisco (onde muitos jovens técnicos fazem suas casas) têm toneladas de amenidades que tornam a área da baía um destino atraente para investidores, convenções e muito mais.

Essas comodidades incluem hotéis de classe mundial a preços surpreendentemente justos, grandes centros de conferência, alguns dos restaurantes mais cotados do mundo, equipes esportivas populares e opções de entretenimento exclusivas.

Para os empreendedores, essas amenidades significam que é fácil trazer investidores, clientes e novos negócios em potencial para a cidade tomar vinho e jantar.

O ecossistema complexo também significa que é o mercado de testes perfeito para muitos tipos de novos produtos e serviços na vanguarda da tecnologia.

Se existe um mercado-alvo, você pode encontrá-lo no Vale do Silício, especialmente porque a maioria dos moradores se classifica como pioneiros quando se trata de experimentar novas tendências, como carros autônomos, inteligência artificial e viagens espaciais.

4) Inspiração de Histórias de Sucesso Passadas

Grande parte do sucesso atual do Vale do Silício está enraizada nos incríveis sucessos de décadas passadas.

Como empreendedor ou investidor, há algo em estar cercado de histórias de sucesso que facilitam a imaginação de futuras vitórias para você. É como se as realizações de empreendedores do passado fizessem a ideia de alcançar algo ainda maior no futuro, muito mais palpável.

Passe bastante tempo no Vale do Silício e você ouvirá incríveis histórias de guerra, estudos de caso e experiências únicas. Há uma espécie de irmandade na região que incentiva a próxima geração a alcançar algo novo. De alguma forma, isso torna mais fácil inovar, sonhar e ter sucesso.

Além disso, o grande número de empreendedores experientes e bem-sucedidos e investidores na área que generosamente oferecem seu tempo para aconselhar startups iniciantes é assombroso.

Dezenas de empreendedores de sucesso no Vale do Silício, incluindo Hiten Shah e Tim Ferriss, fizeram seus próprios nomes por causa de sua disposição em oferecer assessoria gratuita e conexões com novas startups em seus espaços.

5) Abordagem de Cabeça Nivelada para Falha

Assim como as histórias de sucesso do passado encorajam os empresários do Vale do Silício, o mesmo acontece com os fracassos do passado.

E apesar do que a mídia tende a sensacionalizar nas manchetes, há muitos exemplos de falhas nessa área empreendedora luxuriante.

Quando três especialistas em negócios altamente estimados se reuniram com cerca de 50 empreendedores do Vale do Silício para estudar o que torna essa área tão incrivelmente bem-sucedida, eles descobriram que a determinação do dia-a-dia para ter sucesso – apesar do fracasso quase constante – é absolutamente difundida entre os empresários do vale.

“Descobrimos que as pessoas em todos os níveis são especialmente sensatas quanto ao fracasso e se sentem confortáveis ​​com a confusão inerente à experimentação”, disseram à Harvard Business Review.

“A mágica para eles não é o momento inicial da lâmpada, mas o compromisso de avaliar, refinar e reintroduzir os sistemas que farão a coisa funcionar.”

Essa ênfase na execução sobre a simples valorização da ideia de negócio em si é o que coloca os empreendedores do vale tão à frente daqueles em muitas outras áreas.

Eles entendem que apenas as ideias valem muito pouco e que o sucesso real nos negócios requer execução e refinamento estratégicos.

Elizabeth Charnock, da Bloomberg, concorda que a abordagem única do fracasso do Vale do Silício faz dela uma região de muito sucesso. “O mantra do Vale do Silício é ‘falhe rápido’ e o do resto do mundo é ‘não falhe’”, diz ela.

Para o bem ou para o mal, isso significa que as ideias mais bem-sucedidas acabarão saindo do vale, e os empreendedores que se tornarem bem-sucedidos nessa abordagem, por sua vez, ensinarão à nova geração de aspirantes a empreendedores o mesmo sistema de falhas e iterações ponderadas.

6) Ênfase na Plataforma sobre o Produto

Tradicionalmente, o mundo dos negócios opera sob a premissa de que quanto mais produtos ou widgets você vende, mais dinheiro você ganha.

E, embora isso seja tecnicamente verdade, mais produtos nem sempre equivalem a uma rentabilidade melhor no longo prazo. Isso é especialmente verdadeiro no Vale do Silício, onde um número crescente de startups de tecnologia nem mesmo fabrica produtos físicos para seus clientes.

Parte do motivo pelo qual o Vale do Silício é tão bem-sucedido quanto uma região, é que há uma mentalidade cultural que prioriza o desenvolvimento de plataformas sobre a inovação de produtos.

Considerando que um produto é muito limitado no que ele possa fazer, o valor de uma plataforma é determinado pelos usuários que o preenchem e podem ser facilmente transformados em algo mais na estrada.

Em um mundo habitado por empresas como Facebook e Uber, que estão constantemente construindo suas plataformas para melhor atender às demandas de seus usuários, fica claro que esse foco de plataforma é o caminho a seguir.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp anuncia novas ferramentas de Negócio

♢  ♢  ♢

O Futuro do Vale do Silício

Empresas-Vale-do-Silicio

É impossível dizer exatamente o que o futuro reserva em qualquer setor ou região, mas você pode apostar que o Vale do Silício continuará a desempenhar um papel vital no crescimento empresarial dos Estados Unidos.

Outras cidades e áreas geográficas podem muito bem aparecer e se estabelecer como forças crescentes no mundo do empreendedorismo e das startups, mas é impossível replicar o sucesso do Vale do Silício em sua totalidade.

O vale representa uma combinação única de história, recursos e pessoas que permitem perpetuar o sucesso de startups.

Como resultado, será para sempre reconhecido como o principal destino dos maiores e mais brilhantes empreendedores do mundo.

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]

2018-08-08T09:35:37+00:00
Para a sua maior experiência, este site usa cookies em seus plugins. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente disso. Para mais informações acesse: Configurações Ok

Para Saber Mais

Política de Privacidade