WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização – e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook.

Em primeiro lugar, o WhatsApp anunciou novas atualizações para o aplicativo WhatsApp Business.

Lançado no ano passado, o WhatsApp Business oferece mais formas de as organizações se conectarem com os usuários do WhatsApp, com ferramentas e estatísticas dedicadas para ajudar a otimizar o uso da plataforma.

♢  ♢  ♢

Whatsapp-Negócios

A partir de hoje, as empresas terão algumas novas opções para se conectar com seus clientes através da ferramenta – as empresas agora serão capazes de:

  • Solicitar informações úteis – quando você precisar de uma confirmação de envio ou cartão de embarque, você pode fornecer seu número de celular a uma empresa em seu site, em seu aplicativo ou em sua loja para enviar informações sobre o WhatsApp.
  • Iniciar uma conversa : você pode ver um botão “clique para conversar” em um website ou anúncio do Facebook para enviar mensagens rapidamente para uma empresa.
  • Obtenha suporte – algumas empresas podem fornecer suporte em tempo real no WhatsApp para responder a perguntas sobre seus produtos ou ajudá-lo a resolver um problema.

As funções são as mesmas que as disponíveis no Facebook Messenger, e faz sentido que o WhatsApp evolua nas mesmas linhas.

Mas aqui está o diferencial, e onde WhatsApp vai divergir do caminho do Messenger – em um esforço para manter um nível de controle sobre mensagens de negócios, e para gerar receita de suas ferramentas de negócios, o WhatsApp permitirá que as empresas respondam a mensagens de usuários gratuitamente até 24 horas, mas cobrará por mensagem enviada depois disso .

“ Quando alguém envia uma mensagem para sua empresa, você também pode usar a API comercial do WhatsApp para responder a perguntas ou comentários gratuitamente em até 24 horas. Qualquer mensagem enviada mais de 24 horas após a última resposta do cliente será cobrada.” Facebook Business.

As cobranças por mensagem não serão enormes – o TechCrunch informa que os custos serão entre meio centavo e 9 centavos por resposta.

Mas isso dará ao WhatsApp um meio de limitar o excesso de mensagens das empresas, enquanto, como observado, gera receita para o aplicativo como resultado.

Além disso, o Facebook também está adicionando uma nova opção para as empresas iniciarem os chats do WhatsApp através dos anúncios do Feed de notícias do Facebook.

Whatsapp-novo-feed

Conforme explicado pelo Facebook :

“ Nos últimos meses, testamos maneiras de ajudar as pessoas a iniciar um bate-papo do WhatsApp a partir de anúncios que veem no Facebook. Os anúncios do Facebook que clicam no WhatsApp ajudam as pessoas a descobrir sua empresa, ajudam você a se envolver com eles para explicar seu produto ou serviço e desenvolver um relacionamento. Quando uma pessoa toca em um anúncio que clica no WhatsApp, ela é transferida para um bate-papo do WhatsApp preenchido, onde é possível enviar uma mensagem rápida para sua empresa. ”

Não são anúncios no WhatsApp em si, mas ajudarão as empresas a aumentar a conscientização sobre a presença do WhatsApp em parceria com o Facebook.

Mas os anúncios dentro do WhatsApp estão chegando – o TechCrunch também observa que o WhatsApp está planejando inserir anúncios em seu próprio clone de Histórias, chamado “Status do WhatsApp”, começando no próximo ano.

Whatsapp-status

O WhatsApp Status é o mais bem sucedido dos clones de Stories do Facebook, pelo menos em termos de número de usuários, com 450 milhões de pessoas usando o Status do WhatsApp todos os dias (o Instagram Stories relatou recentemente 400 milhões de ativos diários ).

Com essas e outras funcionalidades que estarão por vir do WhatsApp Business, não tem dúvidas, que os aplicativos de mensagens já são uma realidade. Se você tem um pequeno, médio ou grande negócio você não pode ter o luxo de ficar de fora dessa grande ferramenta.

Mas, para isso não basta divulgar um número de WhatsApp no seu site e ficar conversando com as pessoas a respeito do seu produto ou serviço.

E se você tiver um pequeno negócio e a demanda de pessoas for muito grande? E se precisar enviar muitas mensagens ao mesmo tempo? Ainda mais agora que se passar de 24h você pagará por mensagem enviada.

Não basta apenas ter o aplicativo WhatsApp e pronto, você precisa saber como funciona, como trazer leads qualificados, automatizar os seus fluxos, enfim diversos fatores envolvidos nisso, por isso, existe diversos softwares que nos ajudam nesta hora. Um que me surpreendeu e supriu todas as minhas necessidades foi o Recrutar Ninja WhatsApp. Não leve por minhas palavras, pois cada caso é um caso, mas faça um teste, caso não goste ou não resolva as suas necessidades eles devolvem o dinheiro integralmente.

Esses são movimentos significativos para o WhatsApp, o que provavelmente permitirá que o Facebook gere muito mais receita com o gigante das mensagens.

Se houvesse preocupações sobre a desaceleração do Facebook após o seu mais recente relatório de lucros , os investidores deveriam ter coragem de investir no Facebook, mas não é o caso. Ainda há muito potencial na Rede Social.

Este é um ponto-chave a ser observado – em maio, o Facebook anunciou uma reestruturação de sua equipe de gerenciamento , provocada, pelo menos parcialmente, pela renúncia do CEO do WhatsApp, Jan Koum.

Relatórios sugeriram que Koum tinha se irritado com a administração do Facebook sobre seus planos para o aplicativo que ele fundou, principalmente em termos de privacidade e monetização de usuários.

Com o WhatsApp chegando a 1,5 bilhão de usuários ativos , e ainda não gerando lucro, faz sentido lógico para o Facebook querer avançar com ferramentas de negócios, e o conflito entre os ideais de Koum e a estratégia do Facebook, supostamente, leva à saída de Koum.

Como tal, com o novo CEO do WhatsApp, Chris Daniels, há muito tempo no Facebook, foi apenas uma questão de tempo até vermos novas ferramentas de negócios lançando no WhatsApp, e essas novas opções são provavelmente as primeiras medidas em uma linha de desenvolvimentos planejados para a plataforma de mensagens.

Para as empresas, isso pode significar um novo mundo de oportunidades.

Os aplicativos de mensagens agora estão crescendo mais rápido que as plataformas sociais – na verdade, os quatro principais aplicativos de mensagens agora têm mais usuários do que as quatro principais ferramentas sociais, com a diferença aumentando a cada dia.

Dados-redes-sociais-e-redes-privadas

E enquanto o Facebook Messenger é o principal aplicativo de mensagens nas regiões ocidentais, o WhatsApp governa praticamente em qualquer outro lugar – por exemplo, cerca de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil  dizem que o WhatsApp as ajuda a se comunicar com os clientes e aumentar suas marcas.

Diante disso, as ferramentas comerciais do WhatsApp poderiam abrir novas oportunidades em regiões totalmente novas, abrindo portas para oportunidades de conexão mais amplas e públicos que você nunca considerou.

Pode parecer que isso não importa muito agora, e esses primeiros passos cuidadosos em relação à monetização do WhatsApp são relativamente pequenos.

Mas vale a pena ficar de olho em tais desenvolvimentos e considerar o que eles significam em termos de potencial futuro.

Leia: Tudo sobre Hospedagem
hospedagem

Posts Relacionados

  • renda

Como Ganhar Mais e Trabalhar Menos

Você quer continuar trabalhando 50, 70, 100 horas por semana pelo resto da sua vida? Acredito que não. Bom, nem eu. Então, você deve considerar construir suas fontes de renda passiva . Renda passiva [...]

  • Startups de Sucesso

Os Segredos das Startups de Sucesso do Vale do Silício

Quando você pensa em startups de tecnologia e empreendedorismo, o que vem à mente? Para a grande maioria das pessoas, a resposta é o Vale do Silício e a área da baía circundante, que se tornou mundialmente conhecida [...]

  • capa-Whatsapp-Negócios

WhatsApp anuncia novas ferramentas de negócios

O WhatsApp anunciou algumas novas ferramentas de negócios à medida que o aplicativo se movimenta lentamente em direção à monetização - e cria outro novo fluxo de receita para a empresa-mãe Facebook. [...]

  • Pop-up-para-Websites1

Dicas para criar um site de Alta Conversão utilizando Pop-ups

Não é nenhum segredo, como os pop-ups dos websites mudaram o modo como as empresas online participam, interajam e convertam seus visitantes. Goste ou não, são extremamente eficazes, especialmente quando são usados corretamente. [...]

2018-08-02T18:48:36+00:00
Para a sua maior experiência, este site usa cookies em seus plugins. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente disso. Para mais informações acesse: Configurações Ok

Para Saber Mais

Política de Privacidade